domingo, 8 de fevereiro de 2009

Placa de Circuito Impresso

É interessante notar que são poucos os que enxergam o papel e a importância de um layoutista de PCB na nossa sociedade.

Basta lembrar que em cada equipamento eletroeletrônico como TV, celular, monitor, microcomputador, equipamentos médicos etc. existe internamente uma placa de circuito impresso.

Ela é a base para caminhos estreitos de cobre percorridos por cargas elétricas que dão vida aos componentes eletrônicos que mais do que nunca nos auxiliam no nosso dia-a-dia.

As PCIs também estão presentes na Indústria. Por que não falar dos instrumentos de medição, transmissores de pressão, medidores de temperatura, medidores de vazão, indicadores digitais, phmetros, condutivímetros, multímetros, CLPs, inversores de frequência etc.

Os conhecimentos de um layoutista de PCB estão cada vez mais sendo requisitados e valorizados. Na era da miniaturização, empresas estão inovando seus projetos; componentes convencionais estão sendo trocados por componentes SMD (Surface Mount Device). E há uma forte tendência de que novos componentes sejam lançados já em encapsulamentos SMD. E por ser mais barato para os fabricantes de componentes, eles estão deixando de fabricar componentes que foram lançados há 10 anos atrás no formato DIP (dual inline package) e que hoje são feitos no formato SOIC (small-outline integrated circuit), forçando alterações nos projetos dos layouts de PCB (Printed Circuit Board).

Grande é o papel dos Técnicos e Engenheiros em Eletrônica, Mecatrônica, Eletroeletrônica, Automação Industrial para o desenvolvimento tecnológico de nosso país.

Só com a educação e desenvolvimento tecnológico deixaremos de ser predominantemente uma nação exportadora de matéria-prima, como o silício, para sermos exportadores de bens de consumo com maior valor agregado.